segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A segunda feira mais agitada do mundo


A capital cearense, dona de uma história de quase 300 anos, tem tudo para receber o turista. Infra-estrutura completa, 3 mil horas de sol por ano e a brisa constante dão a exata dimensão deste paraíso. Para os que têm mais fôlego, a noite é repleta de atrações, com bares, restaurantes e casas de espetáculo. Nem mesmo a segunda-feira escapa. Fortaleza é conhecida por ter a "segunda mais agitada do mundo". A Praia de Iracema, um dos primeiros núcleos urbanos da cidade, abriga a maior parte dos bares e restaurantes. É lá também que está a Ponte dos Ingleses, o antigo atracadouro que hoje é usado para ver o pôr-do-sol e os golfinhos.

A orla da cidade é marcada por um mar de águas mornas e praias urbanizadas, que oferecem todo conforto ao turista. A paisagem é cortada pelas jangadas, pequenas e rústicas embarcações usadas pelos pescadores cearenses. Das jangadas vêm os frutos do mar, responsáveis pelo melhor da culinária cearense. A poucos quilômetros da cidade ficam praias conhecidas como Prainha, Iguape e Porto das Dunas. Nesta última estão instalados dois grandes parques aquáticos. Das praias urbanas de Fortaleza, a do Futuro é uma das mais freqüentadas com a peculiaridade de oferecer serviços nas barracas ao longo da orla, cada uma com seu estilo musical e decoração própria.

Para quem quer comprar, Fortaleza também é um paraíso. O artesanato pode ser encontrado nos mercados locais. Roupas, sapatos, bolsas e biquínis, feitos pelas hábeis mãos do cearense, são vendidos na Rua Monsenhor Tabosa, um imenso shopping a céu aberto. No centro da cidade, o turista encontra museus e praças históricas.

O Centro de Turismo do Ceará possui 104 lojas que garantem a oferta de peças de artesanato, opção também oferecida pelo Mercado Central, no coração da cidade, com cerca de 300 lojas. Estacionamento e lanchonetes estão disponíveis nesses locais, que funciona todos os dias. Outra boa dica é uma visita ao Centro de Artesanato do Ceará (CEART), onde são encontrados artesãos de todo o Estado trabalhando, ao vivo, na produção do legítimo artesanato cearense.

O pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, na Praia de Iracema, é um programa obrigatório para quem visita a cidade. A nova estátua de Iracema faz alusão à lenda da índia de mesmo nome, retratada no romance do escritor José de Alencar. A praia de Mucuripe abriga o Museu do Farol. Inaugurado em 1846, o farol funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957.

Fortaleza sedia um dos carnavais fora de época mais famosos do país, o Fortal, que acontece no mês de julho. E também sedia um dos mais importantes festivais de música do Brasil.

Com informações de Eco Viagem (UOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário