quarta-feira, 20 de julho de 2011

Iracema está em todos os cantos de Fortaleza


Iracema, a lendária personagem do escritor José de Alencar, é um dos símbolos de Fortaleza, no Ceará. Em diversos pontos da cidade ela aparece reinando sobre a paisagem. Cartão-postal e atração turística obrigatória, duas estátuas são mais visitadas, mas outras se espalham pela capital cearense, assim como referências ao escritor.

À beira-mar, na praia do Mucuripe, está a Iracema do pernambucano Corbiniano Lins. Esculpida em 1965, fica no local onde, segundo a lenda, Iracema esperava o retorno de Martins Soares Moreno.

Já na praia que leva o nome da heroína, a estátua intitulada de “Iracema Guardiã” foi inaugurada em 1996, mas esculpida em 1960 pelo artista cearense Zenon Barreto.

Outros locais que podem ser visitados são o monumento a José de Alencar, com temas dos romances do escritor e instalado na praça que leva o mesmo nome; a escultura que se ergue no palácio Iracema, feita pelo artista cearense Francisco Zanazanan; e a “Índia Iracema”, ingaugurada em 2002 na avenida Presidente Castelo Branco.

Para finalizar, dê uma passada na Casa José de Alencar. O local onde morou o grande escritor reúne um belo acervo sobre sua história – e também sobre as histórias que escrevia.

Com informações do site vemprafortaleza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário