quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Turismo religioso

Ao completar 16 anos, o Santuário da Mãe Rainha do Sertão se consolida como ponto de peregrinação e expressões de fé
Não há outro projeto senão o da paz, do amor, da alegria. Todos os outros planos são inúteis, disse um dia um antigo pensador. Para a maioria da pessoas, a vida não é tão simples assim. Mas, é possível fazer brotar essa semente num peito fértil de fé. Peregrinos e visitantes do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, absorvem essa maneira de pensar. No alto do Morro Urucum, junto à Virgem Maria, eles descobrem o caminho da conversão que leva a Deus e transforma suas vidas.

A ideia de erguer o Santuário foi de Dom Adélio Tomasin, então bispo da Diocese e, atualmente, bispo emérito de Quixadá. Ele relata emocionado: "Nunca pensei em construir, sequer, uma igreja grande, muito menos um santuário. Mesmo após o contato com a realidade, o Santuário não estava, inicialmente, na lista dos meus projetos pastorais". Hoje, o espaço sagrado se mostra imponente, com uma torre triangular a 501 metros e 12 centímetros acima do nível do mar.

Para chegar ao Santuário, a 12 quilômetros do centro de Quixadá, o visitante percorre uma estrada estreita e sinuosa. Na subida, a visão privilegiada dos monólitos, da cidade, lagos, lagoas e do Açude Cedro. E mais: imagens em tamanho natural representam as 14 estações da Via-Sacra, mostrando a trajetória de Cristo desde a sua condenação, crucificação e ascensão aos céus. As imagens, de ferro revestido de cimento e areia, foram confeccionadas pelo artista plástico e escultor tauaense Adalécio Feitosa Mariz.

Na chegada, uma sensação de paz invade corpo e mente. Uma brisa sopra suave e favorece o passeio pelo lugar sagrado, onde dominam os sons da natureza. A visita ao Santuário, cuidado por irmãos e irmãs da Comunidade Mariana Oásis da Paz, começa pela capela, com capacidade para 800 pessoas. Junto à porta, uma torre piramidal, em aço, simboliza o manto de Maria.

Na fachada do Santuário há quatro painéis pintados pelos jovens artistas Walker e Cícero, que representam o mistério da salvação: criação, pecado, encarnação e morte redentora de Jesus. A ideia é que o peregrino logo compreenda que o Santuário só tem um sentido dentro deste mistério de salvação.

A capela abriga imagens em tamanho natural de Jesus crucificado e da Sagrada Família, verdadeiros convites à reflexão, meditação e conversão. Painéis mostram a Virgem Maria com o nome e o título como é venerada em 27 países latino-americanos. O objetivo é que cada peregrino se sinta em comunhão com os irmãos latinos.

Ainda na capela, uma imagem em tamanho natural de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo abençoa todo o templo, que tem vitrô azul e fumê. O azul recorda o céu, enquanto o fumê deixa ver as nuvens e os monólitos. A ideia é misturar o mistério do céu e as realidades futuras com as realidades presentes da terra.

O altar tem forma de sarcófago por ser a mais apropriada para significar o Mistério Eucarístico que é de morte e ressurreição. Há, ainda, sacrário, torre batismal e duas amplas bacias onde os fieis depositam pedidos e agradecimentos à Mãe Rainha. No Santuário, as missas são celebradas de segunda a sexta, à exceção das terças-feiras, sempre às 17 horas. Aos sábados e domingos, às 11 e 17 horas. O horário de visitação é das 6h30 às 19 horas.

O espaço destinado à oração ao ar livre é a Gruta da Rainha, estrutura em forma de altar, acessível por ampla passarela, junto a uma das maiores pedras do Morro Urucum. No lugar pontifica uma imagem de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Ali, o visitante reza tranquilo, tendo apenas a natureza como testemunha. A maioria faz pedidos de amparo e proteção e agradecimentos por graças alcançadas.

No espaço abaixo da passarela fica a estrutura de serviços do Santuário, que inclui restaurante com cardápio de comida regional, hotel, auditório, livraria, sanitários, telefones públicos, pronto-socorro, Correios e Salão do Romeiro, espaço para horas de repouso. Policiais se revezam 24 horas no Santuário para garantir a segurança dos visitantes. Próximo ao espaço santo existem, ainda, trilhas para trekking e rampas para voo livre de parapente e asa delta.

Mês de festa
Fevereiro é tempo de festa e devoção à Virgem Maria no lugar sagrado. A comemoração começou no último dia 2, com novenário, e terá seu ponto alto amanhã, data de aniversário - o 16º - do Santuário, com missa solene, às 11 horas. A missa de encerramento será às 17 horas. 

Em seguida, acontecerá o arreamento da bandeira. O Santuário se renova como ponto de irradiação da igreja missionária. Toda a programação será coordenada pelo bispo Angelo Pignoli, com a participação do bispo emérito Adélio Tomasin.

A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas compareçam ao Santuário no dia do aniversário, reiterando fé e devoção a Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão e entoando com força o hino que diz: "Mãe Senhora tão bela deste sertão tão querido, o Cristo é a estrela no teu santuário amigo. A ti com o coração singelo nós entregamos a vida do nosso sertão e a ti confiantes rezamos".

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário