terça-feira, 20 de setembro de 2011

V Mostra Banco do Nordeste: Três atrações se apresentam no Anfiteatro

O Anfiteatro do Centro Dragão do Mar será palco dos shows gratuitos de Meirinhos do Forró (RN), Walmyr Castro e Traduções Cariris, nesta quarta-feira, 21, a partir das 19 horas. Apesar de terem estilos diversificados, os grupos têm em comum o gosto pelo forró. Não vai faltar zabumba e sanfona na programação dessa semana na V Mostra Banco do Nordeste.

A festa começa com a apresentação do Tradições Cariris, marcado pela interseção entre as tradicionais batidas dos Zabumbeiros Cariris e a união de músicos emblemáticos da região como Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel e João do Crato. O som do grupo conta ainda com os teclados e a sanfona de Ibbertson Nobre, a bateria de Saul Brito e o baixo de João Neto.

O evento segue com a participação do irreverente Walmyr Castro, que se tornou famoso pelo Brasil com seu personagem regionalista NeoPineo, “um camelô cearense nordestinado a divulgar mundão a fora seu humorzical”. Walmyr passou por diversos programas da televisão brasileira como Fábio Júnior, Fantástico, Faustão, Jô Soares, ratinho, Regina Casé e Tom Cavalcante.

O instrumentista, cantor, compositor, engenheiro civil e produtor cultural já assumiu variadas facetas ao longo de sua carreira, mas jamais deixou de se dedicar à pesquisa e ao estudo da cultura nordestina. Atualmente, Walmyr ocupa o cargo de diretor de comunicação da Associação Cearense de Forró, que visa preservar e promover ações que valorizem esse ritmo musical.

Para encerrar a noite, o grupo potiguar Meirinhos do Forró entra em cena. Os três irmãos, Cláudio Freire, Ana Cláudia e Clauberto Freire, vêm se destacando no cenário musical brasileiro e já são considerados uma das bandas mais populares do Nordeste. Os sons do acordeom, da zabumba e do triângulo são característicos do trio, que já fez shows em cinco estados brasileiros e realizou cinco turnês em Portugal.

V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente
A V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente, que acontece até 1º de outubro, contará com workshop, exposição, oficinas, e reunirá um elenco de 50 atrações musicais, apresentadas nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), além dos shows previstos para o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento presta uma justa homenagem ao Artista Independente. Eles propagam em suas localidades as experiências vivenciadas a partir de duas vertentes: diversidade e identidade. Alheios às adversidades, participam de todas as etapas da produção de seus respectivos trabalhos, indo desde o processo de composição, passando pelo registro, assinatura de contratos, até a elaboração da apresentação junto ao público consumidor, primando pela fusão de elementos culturais locais, regionais e universais.

Tudo isso interagindo em perfeita sintonia, no espaço aberto pelo Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, para agregar e promover novos e veteranos talentos da música independente brasileira.

Com informações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário