quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Há mais de um ano sem regente titular, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho se apresenta hoje e amanhã, dando sequência ao revezamento mensal de maestros convidados. Desta vez, contando com o maestro paulista Paulo de Tarso

Desde a saída de Marcio Landi da regência e da direção artística da Orcec, em julho do ano passado, a orquestra segue promovendo um revezamento de regentes convidados. Desta vez, o maestro paulista Paulo de Tarso assume o grupo até outubro, regendo os dois principais eventos da Orcec: as séries Concerto Universitário e Concerto Solidário.

Hoje, a partir das 19h, a orquestra faz apresentação no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Mais didático, o Concerto Universitário, cuja duração gira em torno dos 45 minutos, abre espaço para maior interação do maestro com o público. Amanhã, no mesmo horário, acontece no Theatro José de Alencar o Concerto Solidário. A apresentação é mais formal, mas possui maior duração do que a anterior. Ambas são gratuitas.

Repertório

O mesmo programa será apresentado nos dois dias. Bach, Handel, Mozart, Tchaikovsky e os brasileiros Tom Jobim, Guerra Peixe e Clóvis Pereira são alguns dos interpretados. "O repertório que escolhi não é nada fácil, o que tem revelado a dedicação e o nível dos profissionais cearenses. Quis explorar músicas de várias fases: barroco, clássico, um pouco de tango e, por fim, a música brasileira. Em resumo: música de boa qualidade e que agrade à plateia", afirma o maestro. Paulo de Tarso regeu grandes grupos nacionais, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), e grupos alemães. Além do currículo, de acordo com os gestores da Eleazar de Carvalho, a escolha de Paulo de Tarso como convidado foi motivada por sua experiência como fundador de orquestras de câmara.

Regência fixa

Desde a saída de Landi, que durante 13 anos foi regente titular e diretor artístico da Orcec, diversos nomes tem-se sucedido na regência. Mas essa rotatividade está, finalmente, com seus dias contados. Ao menos é o que afirma Eduardo Fideles, músico e representante da Secretaria de Cultura do Governo do Estado na comissão colegiada.

"Três nomes estão cotados. A dificuldade é selecionar profissionais experientes e que aceitem o valor que podemos pagar. Esse é o maior problema: o valor daqui não é tão atrativo", explica Fideles, confirmando que a orquestra não será comandada por um nome local. "É, realmente não são cearenses. Nós tínhamos alguns nomes daqui, mas eles já ocupam cargos públicos e não poderiam acumulá-los".

Fideles defende que a especulação em torno de uma possível queda de rendimento da orquestra, sem um regente titular, provou-se falsa. Segundo ele, a agenda da Orcec está sendo cumprida e os convites aos regentes promoveram um maior intercâmbio do grupo com outras orquestras.

"Disseram que não atenderíamos à demanda, mas isso não aconteceu. O número de concertos, aliás, aumentou", afirma o músico. "Sentimos falta de um regente fixo, mas ao mesmo tempo ganhamos muitos colaboradores. Mantemos contato com todos os maestros que passaram por aqui e eles contribuem compartilhando partituras, dando sugestões. Tem sido um momento de grande crescimento", defende Fideles. Para ele, a qualidade do corpo da orquestra em si mantém o nível do grupo. Além disso, alguns músicos da Orcec são regentes, como o próprio violinista Joselito Carvalho "Mas nós não queremos perder um músico, mas ganhar mais um", arremata.

Fique por dentro
Seleção de músicos

A Orcec recebe até o próximo dia 20 de outubro inscrições de músicos para ingresso imediato em duas vagas nas funções de Viola, 1ª Estante, Classe A, Nível 1 (com remuneração de R$ 1.097,25), e Violino, Classe B, Nível 2 (R$ 2.633,40). A seleção consiste em três provas que avaliarão a habilidade de leitura de repertório, interpretação e musicalidade, além de conhecimento e domínio das técnicas específicas ao instrumento. A banca examinadora será formada por músicos indicados pela AACC.

MAIS INFORMAÇÕES
Concertos Universitário e Solidário. Hoje, às 19h, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, e amanhã no TJA. Contato: 3252.3378

Nenhum comentário:

Postar um comentário