quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conheça o Mercado Central de Fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza é um enorme shopping center do artesanato cearense. São lojas de confecção, rendas, bordados, palhas, redes, artesanato, couros, vidros, lembranças, cerâmica, artigos para decoração e uma verdadeira infinidade de produtos produzidos por seus talentosos artesãos.


Produtos regionais que encantam paladares como, cachaça, licores, doces, rapaduras e castanhas também estão à venda no Mercado. Os preços encantam nativos e turistas. Em todo caso, é preciso ter paciência e saber pechinchar para conseguir algum desconto. Para fazer bom negócio, cearenses precisam sempre afirmar que são, de fato, cearenses. Os que vem de fora pagam mais, assim parece ser a lei da compra e venda no mercado.

Logo na entrada, suas formas geométricas impressionam. Imponente, o Mercado Central é um prédio moderno localizado no centro da cidade –vizinho à Catedral Metropolitana, de frente ao Forte Nossa Senhora da Assunção, de costas para o Centro Cultural Dragão do Mar.

Por dentro, uma edificação metálica gigantesca que abriga os 559 boxes e mais de 30 quiosques de artesanato em 4 pisos superiores interligados por escadas, dois elevadores e passarelas curvadas que vão e que vem parecendo enormes ondas deitadas em alto mar.

O grupo de repentes dão as boas vindas numa inspiração quase divina. As letras são um reflexo da vida, dos hábitos e dos costumes do povo cearense. Um povo simples, mas de uma extrema criatividade. O Mercado possui um estacionamento para cerca de 500 carros. Em épocas de alta estação, só com muita sorte para achar uma vaguinha, senão, o jeito é deixar na rua ao risco de receber uma multa da AMC. Para 1 hora de compras, gastam-se 2 reais no estacionamento.

Ainda no estacionamento do Mercado Central, encontra-se talvez, o fato mais histórico da cidade. É que é por dentro do estacionamento do mercado público que corre o Riacho Pajeú, esquecido e sufocado, e que deu origem à cidade de Fortaleza. Ele está nos livros de História. Foi nos arredores do Pajeú que Fortaleza nasceu e se desenvolveu desordenadamente. Lá estão pouco menos de 150 metros abertos dos 5 quilômetros da extensão total do riacho esquecido e poluído que percorre a cidade por galerias subterrâneas.

Nos quatro pisos do mercado, feirantes oferecem seus produtos como uma forma de atrair os consumidores. Cada loja é pequena, mas o espaço é otimizado para oferecer grande diversidade de produtos. A camiseta de lembrança de Fortaleza custa 7 reais no box da Dona Terezinha. Levando 3 sai a 25. O jogo de mesa com sousplat, centro e 6 guardanapos custa 28 reais. A oferta é tentadora.

O Mercado Central é famoso por sua beleza, diversão, e, logico, as ofertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário